segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Português "Acentuação das oxítonas"

Na semana passada eu escrevi sobre a implementação das mudanças da ortografia da língua portuguesa  neste blog. Como prometido, vou continuar falar sobre estas novas regras.
Hoje falarei de algumas regras que causaram certo alvoroço: as que tratam de acentuação em paroxítonas. Mas, antes de tudo, vamos explicar alguns conceitos.
Antes de analisar se a acentuação de alguma certa palavra foi afetada pela nova ortografia, fale-a pausadamente e de forma bem audível (se for possível, claro). Uma das três últimas sílabas irá destacar-se, por ser pronunciada de forma mais forte, contundente. Trata-se da sílaba tônica. A palavra prático”, por exemplo, será pronunciada da seguinte forma: PRÁ-ti-co.
Se a sílaba mais enfatizada for a última – como em “Amapá” -, esta é uma palavra que denominamos como oxítona. Se for a penúltima – caso de “corrente” -, a palavra é paroxítona. E, finalmente, se a pronúncia mais forte for na antepenúltima – como em “príncipe” -, tratar-se-á de uma palavra proparoxítona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário